sábado, 10 de janeiro de 2009

E assim nasceu a AEPOT...

A Associação dos Enfermeiros Portugueses de Ortopedia e Traumatologia (AEPOT), nasceu com o objectivo de contribuir para a mudança do conceito de enfermagem ortopédica e traumatológica a nível nacional, assumindo-se como vector de formação nas diversas vertentes.
A AEPOT foi fundada em Agosto de 2007 pela vontade de um grupo de enfermeiros de Lisboa e Coimbra, impulsionado pelos Sr.s Dr. Cassiano Neves e Dr. José Portela
Este grupo via com preocupação tanto a falta de formação dos enfermeiros na área da Ortopedia e Traumatologia como a indefinição das competências necessárias a um profissional desta área.
A AEPOT tem como missão representar os Enfermeiros Portugueses de Ortopedia e Traumatologia a nível nacional e internacional, propondo e defendendo de forma responsável o seu exercício profissional.

Tem como objectivos:
-Promover a realização de sessões científicas, congressos e reuniões de trabalho a nível nacional e internacional, visando o aperfeiçoamento técnico profissional;
-Realizar um congresso anual;
-Estabelecer contactos científico culturais e de intercâmbio com organizações estrangeiras;
-Contribuir para o progresso do ensino na área da enfermagem ortopédica e traumatológica, desenvolvendo acções que possam fomentar a realização de uma pós graduação na área da ortopedia e traumatologia;
-Fomentar o intercâmbio técnico profissional entre os enfermeiros dos diversos países, editando e difundindo estudos científicos;
-Publicar trimestralmente uma revista.

A escritura com a criação da AEPOT foi realizada a 27 de Agosto de 2007, tendo sido publicada no DR 2ª série, nº179 de 17 de Setembro de 2007.

No sentido de melhorar as nossas práticas e partilhar as nossas experiências, sentimentos e motivações, queremos incentivar os nossos colegas europeus a formarem as suas próprias associações e num futuro próximo fundar uma federação europeia de enfermeiros de ortopedia e traumatologia. Estamos, para isso, a iniciar contactos.
Esperamos que num futuro próximo possamos estabelecer em conjunto com entidades superiores as competências exigidas a um enfermeiro de ortopedia e traumatologia, e intervir na área da formação. Tendo em conta os desenvolvimentos em curso para a constituição de novo modelo de desenvolvimento profissional, temos como meta a pós graduação em enfermagem ortopédica e traumatológica.

Um comentário:

  1. A existência desta associação é prova viva que a enfermagem na área de ortopedia está motivada, quer avançar e que tem muito potencial para prestar cuidados diferenciados, humanizados e de qualidade.
    Muitos parabéns aos fundadores, pela força e motivação que tiveram. Desejo muito sucesso em todas as actividades.Carla Rainha.

    ResponderExcluir